SALGADOS

[VOLTA]

Sumário: 
Bolinhos de Queijo
Coxinhas de Galinha
Croquete de Carne
Croquetes de Camarão
 
Croquetes de batata
Empadinha de Camarão 
Massa para Pastel 
Pastel de Forno 

 

 

Bolinhos de Queijo

Ingredientes: 250 gr de farinha de trigo; 2 ovos; 150 gr de queijo prato; 2 colheres, das de chá, de fermento em pó; 1 xícara, das de chá, de leite; Sal; Óleo.
Modo de Preparo: Coloque numa tigela a farinha de trigo, o fermento e o queijo ralado. Bata as claras em neve, e, sempre batendo, adicione as gemas e acrescente à primeira mistura. Mexa bem e vá despejando o leite aos poucos, até obter uma massa de consistência média. Prove e, se necessário, acrescente sal. Cuidado, pois às vezes o queijo já é salgado o suficiente. Frite pequenas porções em óleo bem quente. Rendimento: Em torno de 24 bolinhos 

[TOPO]


Coxinhas de Galinha

Ingredientes: 1 galinha nova; 1 cebola ralada; 2 dentes de alho; 1/2 folha de louro; 1 a 2 pimenta(s) malagueta; Sal; 2 colheres, das de sopa, de manteiga; 2 gemas; 1/2 xícara de leite; 3 a 4 ovos inteiros; Farinha de trigo necessária; Cheiros verdes. 
Modo de Preparo: Primeira Etapa: Limpe a galinha, corte pelas juntas e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo com colher de manteiga com 1/2 cebola ralada e o alho socado para dourar, junte os pedaços de carne e vá mexendo até que fiquem corados. Acrescente os tomates picados sem as peles e sementes e um amarrado de salsa e cebolinha verde, salsa e manjerona. Refogue em fogo brando e junte água, aos poucos, para que a carne fique macia e com algum molho. Prove os temperos e retire do fogo. Segunda Etapa: Coe o milho, separe as peles dos ossos e passe a carne pela máquina de moer. Leve ao fogo uma colher rasa de manteiga com 1/2 cebola para dourar, junte a carne, o caldo em que foi cozida e as 2 gemas desfeitas no leite; misture tudo muito bem e, sempre mexendo, vá adicionando farinha de trigo aos poucos até obter creme bem consistente e que desprenda da panela. Deixe esfriar, tome pequenas porções de creme na palma das mãos e dê a forma de coxinhas de galinha; passe em farinha de rosca, em ovos batidos inteiros e novamente em farinha de rosca. Frito com óleo bem quente e aos poucos, para não abrir. Coloque em cada coxinha um palito coberto com papel prateado ou com celofane recortado.
 

[TOPO]


Croquete de Carne

Ingredientes: 1/2 kg de coxão mole ou patinho; 2 colheres, das de sopa, de óleo; Cheiro-Verde; 1 colher, das de sopa, de cebola ralada; 1 colher, das de café, de molho inglês; Salsa picadinha; Pimenta-do-Reino; Sal; 1/2 colher, das de sopa, de manteiga ou margarina; 2 ovos; l colher, das de sopa, rasa de farinha de trigo; Ovos batidos; Farinha de rosca. 
Modo de Preparo: Doure a carne em 2 colheres de sopa de óleo, adicionando sal, pimenta e cheiro verde. Se secar demais enquanto assa, o que leva mais ou menos 1/2 hora, acrescente um pouco de água. Espere esfriar a carne e passe na máquina de moer. Coloque essa carne moída numa panela, com o molho que se formou. Tempere com salsa picada, cebola ralada e molho inglês. Junte a manteiga, os ovos e mexa. Acrescente farinha de trigo e leve ao fogo mexendo bem, até obter uma mistura cremosa, não muito dura. Deixe esfriar e faça os croquetinhos. Passe-os em farinha de rosca, ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente. O importante é que estes croquetes podem ser feitos também com sobras de carne assada. A mesma receita vale para croquetes de galinha.

[TOPO]


Croquetes de Batata

Ingredientes: 1/2 kg de batata-inglesa; 3 colheres, das de sopa, de queijo parmesão ralado; 1 colher, das de sopa, de manteiga; 2 gemas; Farinha de trigo; Óleo para fritar; 2 a 3 ovos inteiros; Farinha de rosca para envolver os croquetes; Sal; Pimenta-do-Reino. 
Modo de Preparo: Primeira Etapa: Cozinhe as batatas, com casca, em bastante água. Descasque e passe, ainda quentes, pelo espremedor. Junte à massa de batata, duas gemas, o queijo e a manteiga. Misture rapidamente e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sempre mexendo, adicione farinha de trigo, aos poucos, até obter massa bem ligada e de consistência que dê para enrolar. Segunda Etapa: Tome pequenas porções da massa e, com as mãos ligeiramente enfarinhadas, enrole os croquetes. Passe por farinha de rosca, pelos ovos batidos inteiros e, novamente, por farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente. Sirva em seguida. É ótimo acompanhamento para assados. 

[TOPO]


Croquetes de Camarão

Ingredientes: 1/2 kg de camarões; 1 dente de alho socado; 1 cebola pequena ralada; 4 tomates sem peles nem sementes; 2 colheres, das de sopa, de salsa picada; 2 copos de molho branco bem espesso; 2 gemas; 1 pedaço de folha de louro; Ovos batidos; Farinha de rosca; Óleo; Limão; Sal; Pimenta-do-Reino; Pimenta vermelha.
Modo de Preparo: Refogue o alho e a cebola em 3 ou 4 colheres (de sopa) de óleo. Junte o louro e os camarões previamente limpos e temperados com sal, limão e as 2 pimentas. Quando os camarões tiverem adquirido uma cor rosada, adicione os tomates bem picados ou batidos no liquidificador. Deixe o molho apurar até ficar quase seco. Tire então o louro. Pique os camarões em pedacinhos ou passe-os na máquina de moer. Junte ao molho branco os camarões e o molho em que cozinharam. Acrescente a salsa picada, as gemas e leve ao fogo por um instante, mexendo bem. Prove e retifique o tempero. Despeje sobre o mármore untado. Enrole então pequenos croquetes. Passe-os na farinha de rosca, nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca. Frite-os em óleo quente. Retire e coloque sobre papel absorvente. Esta receita é para 6 pessoas.

 

[TOPO]


Empadinha de Camarão

Ingredientes: Da Massa: 580gr de farinha de trigo; 150gr de manteiga ou margarina; 10gr de banha ou gordura vegetal; 1 gema; 1 colher, das de café, de sal; 1 xícara, das de chá, de leite. Do Recheio: 750gr de camarão; 4 colheres, das de sopa, de óleo; 1 cebola picadinha; 2 tomates sem pele nem sementes, bem picadinhos; 115gr de farinha de trigo; Pimenta-do-Reino; 1 pedacinho de folha de louro; 1 galhinho de coentro; 2 ovos cozidos picados; Azeitonas sem caroços. 
Modo de Preparo: Prepare a massa misturando bem todos os ingredientes, mas não a trabalhe muito. Lave os camarões, tire-lhes as cascas e cabeças, colocando-as numa panelinha e cobrindo-as com água. Leve ao fogo para ferver durante 15 minutos e reserve. Tire as tripas dos camarões. Refogue a cebola no óleo, junte os tomates, os camarões picados e os outros temperos. Deixe que os camarões cozinhem. Engrosse o recheio com farinha de trigo, na base de 1 colher, das de sopa, de farinha para cada copo de caldo, mexendo bem para não empelotar. Quando estiver grosso, prove o tempero e retifique. Tire do fogo, junte um pouco de salsa picada e os ovos cozidos picados também. Deixe o recheio esfriar. Forre as forminhas com massa, ponha em cada uma delas uma colherada de recheio e uma azeitona. Cubra-as com massa, pincele com gema e leve ao forno quente durante aproximadamente 40 minutos.

[TOPO]


Massa para Pastel 

Ingredientes: 250gr de farinha de trigo; 2 colheres, das de sopa, de óleo; 1 colher, das de sopa, de conhaque; 1 gema; Salmoura fria; 1 pitada de fermento em pó. 
Modo de Preparo: Peneire a farinha com o fermento. Faça uma cova no centro e deite a gema, o óleo e o conhaque. Vá amassando e juntando a salmoura, até obter massa lisa e de boa consistência. Amasse bem, cubra e deixe repousar por uma hora. Em seguida, abra a massa bem fina e prepare os pastéis com o recheio da preferência. 

[TOPO]


Pastel de Forno 

Ingredientes: 1 lata de Creme de Leite Nestle; 120 gr. de claybom; Sal; 17 a 20 colheres de farinha de trigo. 
Modo de Preparo: Recheie o pastel normalmente. Depois pincele com gema e deixe descansando 1 hora. Untar e polvilhar o tabuleiro. Colocar os pasteis no tabuleiro e por no forno. Recheio: Catupiri, presunto, etc.
 

[TOPO]

SUL-SC Online