TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO: 087 - 54p.

RESUMO

As diversas inter-relações que compõem a evasão escolar, como tema a ser investigado neste trabalho monográfico, necessitam de um viés fenomenológico para uma melhor compreensão dessa realidade educacional. Desvelar as características relacionadas à percepção dos alunos sobre a escola com suas conceituações a respeito da evasão escolar, permitirá um olhar investigativo na perspectiva de encontrar no íntimo dos alunos, possíveis influências do problema em questão. A evasão escolar e a falta de salas de aula (devido ao aumento da população e das ocupações irregulares) tem sido um dos grandes problemas enfrentados por esta população. Muitas crianças e adolescentes abandonam a escola para trabalhar e contribuir na renda familiar. A população, por outro lado, busca se organizar para cobrar do poder público o cumprimento da legislação relativa aos direitos da criança e do adolescente como o ensino fundamental gratuito e obrigatório. Neste sentido, faz-se necessário um estudo Bibliográfico, baseado em diversos autores e pesquisadores da evasão escolar no Brasil.

Palavras-chave: Evasão escolar, demanda escolar, educação, ensino fundamental.



SUMARIO

INTRODUÇÃO 1. OBJETIVOS 1.1 Objetivos Gerais 1.2. Objetivos específicos 2. EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL 2.1 Evasão escolar: Uma problemática à Nível Nacional 2.2. O acesso e à permanência do adolescente na escola como direitos fundamentais 2.3. O educando frente à evasão escolar 3 CAUSAS QUE PODEM LEVAR OS ALUNOS À EVASÃO ESCOLAR 3.1 Motivos da Evasão Escolar 3.2. Fracasso escolar 3.2.1. Fatores Internos e externos 3.2.2 Explicações a partir de fatores internos à escola 3.3 A Evasão Escolar na Ótica da Escola, da Família e da Criança 3.3.1 Na ótica dos professores 3.3.2 Na ótica do diretor, do coordenador pedagógico e do vigilante da escola 3.3.3 Na ótica dos pais/responsáveis 3.3.4 Na ótica dos alunos.. 3.4 A repetência como causa do fracasso escolar 4. POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR 4.1. A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos 4.2. Planejamento Participativo na Escola 4.3. Avaliação Como Pressuposto Teórico e Prático 4.4. Conselho de Classe Participativo CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS







Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]