TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
REPETÊNCIA E FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO: 083 - 44p.


RESUMO


O presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre os verdadeiros culpados pela repetência e fracasso escolar da educação fundamental nas escolas públicas. Faz uma leitura do processo educativo no contexto histórico, tendo como finalidade mostrar qual o grau de importância do fator "educação popular" para a sociedade. Buscando respostas às interrogações são apresentadas as concepções de aprendizagem, juntamente com as três ideologias criadas para explicar o fracasso escolar das escolas públicas. O papel da escola frente ao fracasso escolar, o currículo, a metodologia, a relação professor/aluno, a linguagem e a avaliação são apontados como fatores que podem colaborar com o fracasso escolar de nossos alunos. O trabalho aponta caminhos para a senão erradicação do fracasso escolar, ao menos a melhoria de nossa prática pedagógica, que contribuirá certamente com a redução dos índices da evasão e repetência.

Palavra-chave: Repetência, fracasso escolar, ensino fundamental.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 
A PARTIR DA DÉCADA DE 40

2 CONCEPÇÕES DA APRENDIZAGEM
2.1 A Concepção Inatista
2.2 Concepção Empirista
2.3 Concepção Construtivista
2.4 Abordagem Histórico-Cultural
2.4.1 Vygostky
2.4.2 Henri Wallon

3 EXPLICAÇÕES IDEOLÓGICAS PARA O FRACASSO ESCOLAR
3.1 Ideologia do Dom
3.2 Ideologia das Deficiências Culturais
3.3 Ideologia da Diferenças Culturais

4 O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO FRACASSO ESCOLAR
4.1 Currículo Escolar
4.2 Métodos de Ensino
4.3 Relação Professor-Aluno
4.4 A Linguagem na Escola
4.5 Avaliação

CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS








Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]