TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA
CÓDIGO: 078  - 61p.


RESUMO


As emoções estão presentes quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos. O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Nesta pesquisa, procurou-se enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência destas sobre a aprendizagem. Foi enfocado, a seguir, a Psicopedagogia no Brasil, pois considera-se uma das melhores oportunidades de atendimento ao aluno com problemas de aprendizagem, oriundos de situações emocionais. Outro ponto considerado relevante no estudo foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Alguns casos de maior expressão dentro da sala de aula foram estudados, dando assim uma melhor demonstração das possibilidades de êxito no trabalho com a afetividade.

Palavras chave: conhecimento, afetividade, inteligência e aprendizagem.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2. A EMOÇÃO E A AFETIVIDADE
2.1 Conceitos básicos
2.2 A importância da comunicação na relação educativa
2.3 O papel dos alunos nas atividades
2.4 A perspectiva de ampliar
2.5 Pontos fundamentais da teoria
2.6 As contribuições para a educação
2.7 Perspectivas de mudanças
2.8 Um outro olhar para o aluno
2.9 Afetividade segundo VYGOTSKY
2.10 A afetividade segundo WALLON

3. A PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL
3.1 Atuais desafios da Psicopedagogia
3.2 A afetividade numa perspectiva Psicopedagógica
3.3 Afetividade, motivação e desenvolvimento
3.4 Aprendizagem e teorias psicopedagógicas
3.5 Ligações afetivas na sala de aula

4. AS EMOÇÕES E A AUTO-ESTIMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
4.1 O sentimento de perda para criança na fase de alfabetização

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS







Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]