TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA
CÓDIGO: 021 - 72p.


RESUMO


Realizar uma pesquisa de campo sobre como acontece a construção da escrita nas séries iniciais é o objetivo central deste trabalho. Nesta pesquisa procuramos relatar o que pensam os professores questionados em relação a este tema. De acordo com a pesquisa 75% dos professores estão cursando pedagogia/magistério, 25% já possuem essa graduação. Quando questionados a respeito da influência de sua formação profissional no aprendizado da escrita 25% responderam que uma boa formação resulta em boa teoria e prática, 25% disseram que não influencia, 25% concluíram que quanto mais o professor sabe mais o aluno aprende, 25% disseram que a aprendizagem depende do conhecimento do professor.Com relação a contribuição das interações sociais no desenvolvimento da escrita, 25%dos entrevistados consideram que há uma contribuição neste aprendizado, 50% disseram que família e escola juntas contribuem para a aquisição da escrita, 25% concluíram que são fundamentais para o desenvolvimento do processo da escrita.Quanto a metodologia utilizada pelo professor e o aprendizado da escrita, constatamos que 25% acreditam que com boa metodologia a criança aprende mais facilmente a escrever, 25% disseram que quando o método é bom desperta o interesse na criança, 25% concordam que a metodologia influi muito na aprendizagem das crianças, 25% consideram que nem todos os alunos aprendem da mesma maneira. De acordo com a questão referente as dificuldades na escrita, 50% dos profissionais responderam que a criança apresenta dificuldades na escrita porque não sabe escrever, 25% consideram que é a incapacidade de ordenar idéias e outros 25% afirmaram que as dificuldades na escrita estão mais relacionadas com a falta de leitura das crianças.


SUMÁRIO

RESUMO
INTRODUÇÃO
1. CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO E CONCEITUAL
1.1. Escrita
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1. As interações sociais, família e escola contribuem na elaboração da língua escrita
2.2. A formação profissional e a metodologia utilizada pelo professor no processo de construção da escrita
2.3. A construção da escrita e as dificuldades encontradas pelas crianças
3. CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS
3.1. Enfoque da Pesquisa
3.2. População e Amostra
3.3. Instrumento de Pesquisa
3.4 Procedimento de Coleta de Dados
3.5. Procedimentos de Análise de Dados
4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DA PESQUISA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS







Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]