TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CÓDIGO: 070 - 53p.


RESUMO



Sabendo que a avaliação nunca antes foi tão discutida e questionada e sendo um mecanismo que orienta e acompanha o processo educativo tornando-se inevitável a reflexão sobre a ação que o educador deve ter frente o ato avaliativo.A partir desta compreensão, escolheu-se o tema: Avaliação como processo de construção de conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. A opção deve-se por sabermos da importância e da necessidade de avaliar corretamente os alunos nas séries iniciais nos dias de hoje e para questionarmos o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas o classifica. Assim, tem por objetivo geral, analisar se as avaliações estão sendo desenvolvidas pelos professores, como um processo de construção de conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental. Optou-se pela pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa, tendo como publico alvo professores, alunos e pais da Escola Reunida Municipal Albino Bernardino de Melo, Centro de Integração Professor Darcy Ribeiro e Escola Reunida Libânea Pereira Martins, Balneário Gaivota, S/C. Escolheu-se uma amostra simples e intencional, onde selecionou-se um total de 10 (dez) professores, 10 (dez) alunos e 10 (dez) pais das escolas citadas. Usou-se como instrumentos para análise questionários com perguntas abertas. Para elaboração do referencial teórico, buscou-se subsídio de Luckesi, Demo, Nunes entre outros. Finalmente pode-se concluir que os educadores devem tentar conhecer o aluno como um todo suas dificuldades e necessidades lembrando sempre que cada aluno é único e tem suas individualidades para assim poder tentar aplicar o melhor método avaliativo desta forma o sistema educacional com certeza se transformará.

Palavras-chave: Avaliação - construção - classificação.


SUMARIO

LISTA DE QUADROS

1 INTRODUÇÃO

2 AVALIAÇÕES QUE AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
2.1 A história da avaliação
2.2 Mecanismos de avaliação
2.3 Recuperação de nota ou de conhecimento
2.4 O erro como fonte de virtude e não de castigo
2.5 A avaliação como instrumento para analisar o processo

3 AS ETAPAS QUALITATIVAS DO PENSAR E DO FAZER PEDAGÓGICO
3.1 As Questões Metodológicas e caracterização da pesquisa
3.2 Metodologia
3.3 Caracterização da Pesquisa
3.4 Procedimentos de Coletas de Dados
3.4.1 Instrumentos
3.4.2 População Alvo
3.5 Quadro dos Professores Entrevistados
3.5.1 Quadro dos professores questionados, contendo 10 (dez) perguntas comas respectivas respostas
3.5.2 Quadro dos alunos questionados, contendo 6 (seis) pergunta com as respostas
3.5.3 Quadro dos pais questionados, com 7 (sete) perguntas e suas respostas

4 ANALISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
4.1 Concepção de Avaliação
4.2 Formas avaliativas
4.3 Nota x Aprendizagem

CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS








Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]