TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
O USO DO LÚDICO NA LITERATURA INFANTIL
CÓDIGO: 067 - 71p.


INTRODUÇÃO


A presente monografia tem como tema, os aspectos ideológicos lúdicos da literatura infantil na pré-escola no Centro de Educação Infantil xxxxxxxxxxx, localizado no município de <<cidade>>, resgatando a arte das fábulas, com ênfase à Monteiro Lobato e sua fábula A Cigarra e a Formiga.
Com envolvimento na docência na pré-escola, sentiu-se a necessidade de pesquisar sobre a Literatura Infantil e seu pressuposto lúdico, com vistas a apontar o seu valor no processo ensino-aprendizagem. 
Para direcionar esta pesquisa traçamos como objetivo, perceber o contexto ideológico, inserido nas fábulas na Literatura Infantil, utilizadas em sala de aula, no intuito de promover ao educando criticidade diante da realidade social, bem como, identificar a percepção do contexto ideológico inserido nos livros de Literatura Infantil através de brinquedos e brincadeiras, analisando-os e demonstrando o seu valor na formação do educando, como sujeito ativo da sua história, salientando que a leitura é a capacidade de refletir, pensar e obter o prazer na construção do conhecimento.
[...]
Para obter informações desta natureza, fez-se uma cuidadosa revisão de literatura para fundamentar o estudo etnográfico, coletando os dados com crianças da pré-escola. O instrumento empregado foi a demonstração da fábula A Cigarra e a Formiga de Monteiro Lobato em forma de narrativa ilustrada e representação com de fantoches.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
1. O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
1.1. As Histórias Infantis como Forma de Consciência de Mundo
1.2. Origens da Literatura Infantil
1.3. Os Livros Infantis e o Desenvolvimento da Criança
1.3.1. Fases no Desenvolvimento da Criança
1.4. Estudo das Modalidades de Textos Infantis
1.4.1. Fábulas
1.4.2. Contos de Fadas 
1.4.3 Contos de Encantamento
1.4.4. Estórias Acumulativas
1.4.5. Estórias de Aventuras
1.4.6. Lendas
1.4.7. Poesia

CAPÍTULO II
2.1 Observando a Ludicidade

CAPÍTULO III
3. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR
3.1. Estratégias para aquisição da leitura
3.2. O Ensino da leitura para a formação do leitor cidadão

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXO:
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
PROJETO
ATIVIDADES
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES
RELATÓRIO DE TELECONFERÊNCIA
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO







Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]