TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO: 058 - 50p.


INTRODUÇÃO


A brincadeira tem sido comumente apontada como espaço privilegiado do desenvolvimento da criança. Deste modo, considera-se que ela deve ocupar lugar de destaque na educação infantil. Porém, na realidade, o que muitas vezes acontece é que ela acaba cedendo espaço para outras atividades, julgadas pelo educador como sendo mais importantes do ponto de vista pedagógico. 
[..]
Neste trabalho, foram analisadas situações de brincadeiras, com e sem a intervenção do educador, principalmente na pequena brinquedoteca existente no Centro de Educação Infantil XXXXXXXXXXX, no município de XXXXXXXXX. 
Pôde-se perceber que as concepções do educador sobre a brincadeira e a importância dela no desenvolvimento da criança, bem como a forma como ele compreendia o seu papel na escola e a função desta na sociedade, refletia-se na sua prática: ele organizava o ambiente de um jeito ou de outro, disponibilizava ou não os objetos, dava oportunidade para as crianças elaborarem suas brincadeiras ou centralizava todas as atividades, planejava ou não propostas interessantes. Além disso, a sua prática parece refletir no desenvolvimento das crianças. Pretendeu-se, com esta pesquisa, contribuir para uma reflexão dos educadores que trabalham com crianças de 0 a 6 anos, sobre os diversos aspectos que tornam a brincadeira importante para desenvolvimento infantil, e possibilitar uma confrontação de suas práticas com as que foram aqui exploradas. Apesar do universo pesquisado ser bastante restrito, acredita-se que a análise realizada e as sugestões dela advindas tragam contribuições para outros universos da educação infantil.[...]
Brincando em grupo as crianças envolvem-se em uma situação imaginária onde cada um poderá exercer papeis diversos aos de sua realidade, além do que, estarão necessariamente submetidas a regras de comportamento e atitude.
Estudar o ambiente onde a criança interage, aprende, brinca, se socializa e cria vínculos com seu mundo exterior pareceu tarefa fundamental e insubstituível neste momento. 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. A SIGNIFICAÇÃO DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
2 A BRINQUEDOTECA - ESPAÇO RESERVADO PARA A CRIANÇA
2.1 HISTÓRICO
2.2 DEFINIÇÕES
2.3 OBJETIVOS E FINALIDADES
2.4. DIFERENTES ESPAÇOS

3. OS BRINQUEDOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS








Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]