TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
CURRÍCULOS E PROGRAMAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO: 048 - 60p.


RESUMO


Esta pesquisa fundamenta-se nas reflexões sobre currículo e programas nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise da prática pedagógica, refletindo o conflito entre interesses dentro de uma sociedade e os processos educativos. É preciso analisar a intervenção ou regulação do currículo. Em muitos casos a política curricular está longe de ser uma proposição explícita e coerente. Com o objetivo de analisar as repercussões que o currículo e o programa determinam no campo educacional, foi necessário levantar o seguinte problema: Como os professores, entendem a questão dos currículos e programas no cotidiano escolar? A metodologia utilizada ocorreu através de entrevista com professores e alunos de, 2ª, 3ª e 4ª séries. Através da pesquisa etnográfica de caráter qualitativo e quantitativo, buscaram-se dados para ser analisados com a participação de professores e alunos do ensino fundamental da E. E. Básica xxxxxxxxxxxxxxx, no município de xxxxxxxx. A fundamentação teórica, foi de grande importância porque enfatizou a compreensão sobre o tema abordado. O resultado da pesquisa reflete que o currículo é um instrumento potente de configuração implicando em todo o contexto escolar. Mesmo assim é possível algumas alternativas capazes de fazer a prática pedagógica em métodos mais atrativos que potencialize a paridade da educação, pois o currículo é o projeto cultural que a escola torna possível.

Palavras Chave: Currículo - Programas - Prática Pedagógica - Educação


SUMÁRIO


LISTA DE TABELA
LISTA DE ANEXOS
INTRODUÇÃO
1 HISTÓRICO DO CURRÍCULO
1.1 Conceito de currículo
1.2 Conhecimento e currículo
2 ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO CURRÍCULO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS, CULTURAIS E PEDAGÓGICOS
2.1 Ideologia
2.2 Currículo e poder
3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES NA BUSCA DE ALTERNATIVAS QUE POSSIBILITEM TRANSFORMAÇÕES
3.1 Globalização e organização escolar
3.2 Importância de trabalhar com projetos
4 ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E RESULTADOS DOS DADOS COLETADOS NA PESQUISA DE CAMPO
5 SUGESTÕES PEDAGÓGICAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO RELACIONADA À PLURALIDADE CULTURAL ENQUANTO AÇÃO TRANSFORMADORA DO CURRÍCULO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS







Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]