TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
SÍNDROME DE DOWN
CÓDIGO: 042 - 35p.


RESUMO


Por muito tempo a sociedade excluiu a parcela da população que nascia com alguma deficiência, pois em nome da estética das formas, os homens se sentiam no direito de eliminar seu semelhante. Como passar do tempo, a concepção de que o portador de deficiência não pode usufruir o convívio com os ditos normais, foi ficando distante e, hoje, o simples ato de um ser humano nascer com vida, significa assegurar-lhe o direito ao início da sua personalidade, pondo ainda a lei a salvo, seus direitos desde a concepção.
Dentre os temas que desafiam a Ciência, está a Síndrome de Down, que acontece em cada 600 nascimentos. No Brasil, somente a partir de 1985 é que um grupo de pais de Campinas, município de São Paulo, que têm filhos portadores da Síndrome de Down, decidiram criar uma escola especial chamada Centro de Desenvolvimento Integral - CDI. A escola iniciou com apenas três crianças e, atualmente, abriga mais de 60, de zero a dezoito anos.
Muito se tem feito para melhorar ao máximo possível a vida da criança portadora da Síndrome de Down. Uma verdadeira cruzada vem se estabelecendo progressivamente para que esses seres tenham uma vida normal dentro de suas potencialidades.
A escolha desse tema me possibilitou desmistificar muitos pontos obscuros. O portador da Síndrome de Down é um ser de extraordinária beleza, que descobri durante a realização das etapas do trabalho.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
1. DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PORTADORA DA SÍDROME DE DOWN
1.1. Importância da estimulação essencial
1.2. Programa estimulação essencial da APAE de Sombrio
1.3. Família e filho com Síndrome de Down
1.4. As técnicas empregadas no diagnóstico da Síndrome de Down
CAPÍTULO II
2. CAMINHO PERCORRIDO
2.1. Metodologia
2.1.1. Análise Discussão Dos Dados Observados
2.1.2. Sugestões de Trabalho
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS








Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]