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EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE MODERNA
CÓDIGO: 004 - 46p.


RESUMO


Se buscarmos uma definição acerca do que seja a educação e qual sua função, poderemos obter uma infinidade de respostas. Pelo senso comum, trata-se de ensinar a ler, escrever, contar, com a finalidade de garantir ao educando uma situação de vida melhor no futuro, como tantas vezes ouvimos de alguns educandos quando adquiridos acerca de "porque você vai a escola?", enfim a educação acaba sendo vista, grosseiramente, como uma simples ferramenta que deve dar a cada educando o domínio sobre a escrita e as contas. Se nos contentamos em olhar porque a escola não vai bem, porque há tantos problemas rondado a educação, porque não parece ser possível encontrar uma saída para tudo. A escola é um espaço privilegiado, um espaço onde se trabalha com o saber, onde se articulam determinados discursos. Na escola, as palavras circulam, os saberes individuais e a realidade vivenciada por educandos e educadores se encontram, os discursos podem se formar: é um espaço favorável à descoberta, à construção do novo. Mas ela faz parte do imenso corpo social e, assim, acaba sendo afetada, também, pelo poder que permeia toda a sociedade. Este trabalho monográfico é bibliográfico usando como fonte de recursos diversos autores que falam da educação de forma crítica e visa explorar a educação como uma forma de saber, de cultura e de comunicação, como a cultura se apresenta formalmente na escola e como se dá a construção da didática neste contexto, como se dá a codificação pedagógica do saber e quais aspectos curriculares práticos que exploram a cultura dos educandos. 

Palavras chave: Educação, cultura, sociedade, escola.

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - Justificativa do trabalho
1.2 - Objetivos da Monografia
1.3 - Metodologia adotada
1.4 - Fundamentação e delimitação
CAPÍTULO 2 
2 - EDUCAÇÃO, SABER, CULTURA CONCEITOS FUNDAMENTAIS
2.1 - Educação como fundamento da ação educativa
2.2 - Educação e sua formalização como saber
2.3 - Educação, conhecimento e cultura
2.3 - O mundo da cultura - comunicação
2.4 - Comunicação como linguagem cultural
2.5 - Da cultura informal à cultura formal
2.6 - Cultura e educação institucional
CAPÍTULO 3 
3 - CULTURA, ENSINO FORMAL E ESCOLA
3.1 - A escola e sua cultura
3.2 - Formalização e legitimação do saber
3.3 - O currículo como expressão da cultura escolar
3.4 - A construção didática do saber escolar
CAPÍTULO 4 
4 - A CODIFICAÇÃO PEDAGÓGICA DO SABER - ASPECTOS CURRICULARES PRÁTICOS
4.1 - O modo de fazer
4.2 - A questão do código - a linguagem
4.3 - A primeira abertura
4.4 - Manifestações artísticas
4.5 - O corpo em movimento
4.6 - Saúde, sexualidade, a cura pelos remédios populares
4.7 - Crenças, mitos e religiosidades
4.8 - Ética e cidadania
4.9 - Escola como espaço da cultura popular
4.10 - A metodologia da interdisciplinaridade
4.11 - Interdisciplinaridade: o papel do professor
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS








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