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TEMA:
O PAPEL DO DIRETOR NA GESTÃO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CÓDIGO: 246 - 55 p.


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

1 GESTÃO DEMOCRÁTICA
1.1 Conceituando gestão democrática
1.2 Relações Sociais e Pessoais na Escola Democrática
1.3 Refletindo sobre a importância de planejar o Projeto Político – Pedagógico.
1.4 Projeto Político-Pedagógico: Organização Participativa

2 O DIRETOR DA ESCOLA: AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
2.1 O papel do diretor com a inovação e a mudança educacional
2.2 Relacionamento com os demais agentes pedagógicos
2.3 O Diretor e a questão da liderança nas organizações educacionais

3 ESCOLA: ESPAÇO DE AÇÃO DO DIRETOR
3.1 Diretor de escola, gestão escolar e participação
3.2 A ética do Administrador Escolar

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


RESUMO

A discussão sobre a gestão participativa mostra-se relevante à medida em que se observa, no âmbito escolar, uma prática autoritária e conservadora, voltada apenas para a parte burocrática-administrativa e colocando em segundo plano a ação progressista, participativa, que busque uma ação transformadora no cotidiano escolar e o embricamento de todos os envolvidos no processo educacional. Nesse contexto, o Diretor é figura de suma importância, visto que uma liderança consciente o auxiliará na transformação da prática administrativa, pedagógica e relacional no contexto escolar. Assim sendo, o trabalho buscou discutir as principais questões relacionadas à atuação do Diretor no âmbito escolar, enfocando a gestão democrática e participativa nas escolas, como também à função do Diretor dentro desse novo modelo organizacional para a construção de um ensino de qualidade. Com base na pesquisa bibliográfica realizada, pode-se observar que a gestão participativa não só produz visões compartilhadas pelos vários segmentos internos e externos da comunidade escolar, como promove a divisão de responsabilidades e o acompanhamento formal e informal das ações. Ela também enriquece os processos de busca coletiva de soluções para os problemas que surgem na escola e em suas relações com a comunidade usuária e com os órgãos centrais do sistema de ensino.

Palavras-chave: Gestão democrática, gestão escolar, diretor de escola.







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