TccMonografia.com : 10 anos a serviço do acadêmico

E-mail:
contato@tccmonografia.com

Administração Contabilidade Direito Educação Outros Cursos Projetos Trabalhos Pedido HOME
 
EDUCAÇÃO Diminui a Fonte Aumenta a Fonte  Imprimir

TEMA:
O ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PROPORCIONALIDADE
CÓDIGO: 122 - 57p.


RESUMO


Este trabalho descreve uma pesquisa participativa sobre a criatividade matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico de alunos de XXXXX série/Ensino Fundamental, no que diz respeito à resolução de problemas envolvendo proporcionalidade. O trabalho está fundamentado na teoria interacionista de Piaget e nos estudos de criatividade e resolução de problemas, desenvolvidos por DANTE (1988,1989). Apresenta-se caminhos alternativos de se criar condições na sala de aula de Matemática para que a criatividade aflore e se desenvolva, através da resolução de problemas que exijam o pensamento lógico do aluno. Também é apresentada uma proposta de ensino de Matemática, onde a resolução de problemas, convenientemente desenvolvida, pode contribuir para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos, tornando a prática educativa matemática mais significativa.

Palavras chaves: criatividade, raciocínio lógico, resolução de problemas


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
1 CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
1.1 Criatividade
1.2 Testes de Criatividade em Matemática
1.3 Criatividade e Educação Matemática

2 CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA PRÁTICA EDUCATIVA MATEMÁTICA
2.1 A resolução de problemas e o ensino da Matemática
2.2 Problemas - processo ou heurísticos
2.3 Como Resolver Um Problema
2.4 Resolução de Problemas: Perspectivas em Educação Matemática
2.5 Criatividade e Resolução de Problemas

3 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PROPORCIONALIDADE

4 METODOLOGIA DA PESQUISA
4.1 Resultados
4.2 Análise das estratégias
4.2.1 Problemas de proporção direta 
4.2.2 Problemas de Proporção Inversa 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS








Preencha o formulário
Preencha o formulário




Dúvida ligue Voltar
Formulário de contato
[www.tccmonografia.com]