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TEMA:
VISÃO SUB-NORMAL EM ESCOLARES COMO CAUSA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO: 104- 57p.


RESUMO


Sabe-se que o aluno com deficiência visual vivencia uma condição especial, tanto no ambiente social como no escolar, e necessita de estratégias alternativas para aprender a ler e escrever. Desta forma, este estudo buscou investigar as dificuldades apresentadas no contexto escolar por alunos com visão subnormal. Objetivou-se também verificar se existem relações entre ambas as variáveis. Este trabalho é do tipo bibliográfico onde no primeiro capítulo foi abordado o deficiente visual, histórico, conceituação, na segunda parte apresenta-se o aluno com visão subnormal, fatores que afetam sua vida escolar, a dificuldade na escrita, e no terceiro e último capítulo as dificuldades que apresentam os alunos com visão subnormal, neste contexto foi levantado alguns tipos de material didático que podem ser usados por alunos com deficiência na visão assim como alunos com visão subnormal. E trata-se também da inclusão de alunos com deficiência na escola regular.

Palavra chave: Deficiência visual, visão subnormal, dificuldade de aprendizagem.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 O DEFICIENTE VISUAL
1.1 Introdução
1.2 História
1.3 Conceituação
1.3.1 Deficiência
1.3.2 Deficiência visual
1.3.2.1 Aspecto clínico
1.3.2.1.1 Visão subnormal
1.3.2.1.2 Cegueira
1.3.2.2 Aspecto educacional

2 O ALUNO COM VISÃO SUBNORMAL
2.2 Fatores que afetam alunos com visão subnormal
2.3 Autoconceito e desempenho escolar de alunos com visão sub-normal

3 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM POR ALUNOS COM VISÃO SUBNORMAL
3.1 Orientação e mobilidade
3.2 Aluno com visão subnormal um desafio para o professor
3.3 Recursos didáticos para alunos com deficiência visual
3.3.1 Definição
3.3.2 Seleção, adaptação e confecção
3.3.3 Materiais básicos
3.3.4 Recursos didáticos específicos
3.3.4.1 Modelos
3.4 Inclusão de alunos com deficiência 
3.4.1 Expandindo o Processo de Construção de um Sistema Educacional Inclusivo 
3.4.2 A Importância do Planejamento Estratégico
3.5 O papel da psicopedagogia na inclusão de pessoas com dificuldade de aprendizagem

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS








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