MUNICÍPIO
DE BALNEÁRIO GAIVOTA

Parque ecológico

Parque Municipal

O território onde se localiza o Município teve como primeiros habitantes os índios carijós. Estes, por sua vez, por apresentarem natureza dócil, sempre tiveram um bom relacionamento com os visitantes que pisaram as terras de Sombrio por volta de 1534, oriundos de Buenos Aires, até então colônia Espanhola.
Posteriormente, colonizadores portugueses começaram a chegar e em 1830, adquiriram as chamadas "sesmarias", iniciando a colonização. Deu-se então o desenvolvimento da região e o natural aproveitamento da área litorânea, para exploração da pesca e do lazer.

beira.jpg (19128 bytes)
Beira mar

arla.jpg (22170 bytes)
Lagoa Cortada

Com a intensificação destas atividades, a ocupação foi muito grande, provocando em 30.08.90 a promulgação da Lei n.º. 770, que criava o Distrito Praia das Gaivotas.
Balneário Gaivota nem sempre foi chamado assim. Inicialmente seus primeiros moradores o chamavam de Arroio do Gildo, pois o pescador Gildo Coelho foi o seu primeiro morador, onde possuía sua residência às margens de um arroio que corta o centro da cidade.

O nome de Praia da Gaivota foi dado por Mario Sant'Helena e Francisco Ferreira Sobrinho, pois o então Arroio do Gildo possuía muitas gaivotas próximas ao mar.
Com o advento da emancipação, em 29 de Dezembro de 1995, sancionada pela Lei n.º. 10.054, Praia das Gaivotas passou a se chamar Balneário Gaivota, com 23 Km de orla marítima e mais de 149 Km quadrados de território.

Realizadas eleições em outubro de 1996, o município foi instalado em 19 de janeiro de 1997, sendo Everaldo João Ferreira o primeiro prefeito.

turimar.jpg

O Município é dotado de boa infra-estrutura física, destacando-se como pontos positivos, o sistema viário com vias de acesso para sul e norte (BR-101) e praias vizinhas, a energia elétrica presente na totalidade das residências, as casas de veraneio, a limpeza das ruas e coleta de lixo. Na infra-estrutura social, a Saúde oferece bom atendimento com postos de saúde, laboratórios, consultórios, programas preventivos, controle de desnutrição e cobertura vacinal. A educação está bem estruturada com disponibilidade de vagas para adultos e crianças, merenda, bom transporte escolar e professores habilitados.

Quando aos recursos naturais aproveitáveis, o Município dispõe de recursos hídricos abundantes, belezas naturais, lagoas, praias e dunas.
Os recursos humanos constituem elemento importante para o desenvolvimento municipal. A mão de obra é bastante qualificada a nível técnico. Existem programas de valorização do idoso e serviços de pastorais.

Aspecto econômico

Os principais segmentos da economia local, baseia-se na indústria pesqueira, na pesca artesanal, no turismo de praia, nos hotéis, nos restaurantes e na agricultura.

Agricultura - Encontra-se mais desenvolvida quanto ao plantio de Fumo, mandioca e milho em grão. Destacando também o maracujá. A maior área plantada é a de fumo com 120 hectares, produzindo uma quantidade de 160 toneladas/ano.

Pecuária - Encontramos pequenos rebanhos de bovinos, suínos, além de avicultura e apicultura. O principal produto de origem animal é o mel, com uma quantidades de 70 toneladas/ano.

Extração - Neste segmento da economia encontramos a extração de pinus e eucalipto.

Artesanato - O artesanato local tem mais destaque na tecelagem e produçãode objetos de vime.

Pesca - No setor pesqueiro podemos destacar a papa-terra, tainha, cação e mais algumas qualidades de pescados próprios da região.
Comércio - Existem 170 casas comerciais representadas principalmente por mercados, farmácias, confecções, materiais de construções, peixarias, padarias, mobiliarias etc...

Indústria - É significativa a indústria madeireira e a da produção de móveis.;

Turismo - Com uma boa infra-estrutura, contando com hotéis, camping, pousadas, apart. hotel, posto de saúde, delegacia de polícia, Posto telefônico, e com uma grande quantidade de recursos naturais, juntamente com seus atrativos turísticos; este é um setor que está sendo visto como uma das melhores saídas para o desenvolvimento do Município.


Hotel e Restaurante Mariskão


A História do surf na Gaivota
Por Ricardo Alves

Nós apoiamos:

Dilma 13

Aspectos Físicos e Geográficos

O Município de Balneário Gaivota, situado no Extremo Sul de Santa Catarina, possuí uma área de 149 Km2, a uma latitude de 29º 05'43"S, uma longitude de 49º30'55W de Greenwich.

O relevo é constituído de uma planície de superfície plana de formação litorânea. O solo possui de Média à boa fertilidade e está dentro do ecossistema hidrográfico da Bacia do Rio Mampituba.

O Clima, segundo Koppen, classifica-se como mesotérmico, sem estação seca, com verões quentes, apresentando temperatura média de 20ºC e uma precipitação pluviométrica total anual entre 900 a 980 mm.

Em relação à hidrografia, é banhado pelo Rio Caverá, fazendo parte deste fluxo de águas a Lagoa do Sombrio e do Caverá. A principal via de acesso é a BR/SC 485 -Rodovia José Tiskoski, com 7,5Km de extensão, chegando a BR 101 em Sombrio. 
Balneário Gaivota possui como limites territoriais: ao norte, o Município de Arroio do Silva; ao sul, o Município de Passo de Torres; a leste, o Oceano Atlântico; a oeste, os Municípios de Sombrio e Santa Rosa do Sul.

O município faz parte da AMESC - Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, composta por 15 municípios.

Telefones Úteis:

Microregião: Microrregião do Extremo Sul Catarinense
Secretaria regional: Araranguá
Área: 147,71 km²
Área urbana: 273 km²
Área rural: 1237 km²
Data de criação: 29/12/1995
Data de instalação: 01/01/1997
Data de comemoração: 29/12
Lei de criação: 10.054 - 29.12.1995
Município de origem: Sombrio
Altitude: 5 m
Latitude: 29°09'2
Longitude: 49°34'4
População: 6671 habitantes (5208 eleitores)
PIB: 30,99


Dados da prefeitura
Prefeito: Adroaldo Tiscoski
Vice: Claudionor da Silva Colares
Endereço: R. Santa Catarina, 474
Bairro: Centro
CEP: 88955-000
Telefone: (48) 3583-1408
Fax: (48) 3583-1408
E-mail:
pmbg@contato.net
Website: www.balneariogaivota.sc.gov.br

Telefones Úteis:
DDD (48)
Policia Militar: 3583-1428
Câmara Vereadores: 3583-0008

 



Bandeira


Brasão